segunda-feira, 26 de agosto de 2013

EFSA apoia utilização de materiais activos indicadores do binómio tempo-temperatura

A utilização de materiais activos para a produção de um indicador relativo ao binómio tempo-temperatura para produtos refrigerados foi apoiada pela European Food Safety Authority.

O sistema inteligente é baseado na utilização combinada do microrganismo não patogénico c.maltaromaticum com um indicador colorimétrico, fucsina ácida, e um gel feito a partir de um meio nutritivo.

Dependendo do perfil do binómio tempo-temperatura do produto, o microrganismo cresce utilizando a fonte de carbono do meio nutritivo e liberta substâncias que originam uma alteração do pH e consequentemente uma alteração da cor de verde para vermelho.

Esta mudança de cor permite avaliar se a cadeia de frio foi mantida ou não.

Apesar da fucsina ácida não ser um composto permitido como aditivo, corante ou nutriente a utilização de uma barreira migratória que impede a passagem de componentes da mistura para os produtos alimentares permite garantir que as quantidades destes compostos que possam ser encontrados nos produtos alimentares não representa perigo para a saúde do consumidor, conclui a European Food Safety Authority após a exposição do fabricante.

Sem comentários: