quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Comportamento Pessoal: A postura responsável na garantia da Higiene Alimentar


No seu local de trabalho os trabalhadores devem ser responsáveis pelos alimentos que manipulam, pelos paramentos que controlam, pelas tarefas que lhes são atribuidas mas tambem pelos comportamentos que assumem na procura da higiene.

Todos os colaboradores se devem apresentar ao serviço com boa aparência, revelando sinais de uma higiene adequada e cuidada.
  
Cada trabalhador deve estar ciente das regras de higiene que deve cumprir, sempre numa premissa de zelar pela higiene pessoal e segurança alimentar e deve assumir sempre comportamentos adequados à tarefa que desempenha, principalmente:

- Fumar – é proibido fumar em todas as zonas do estabelecimento, nomeadamente nas zonas de acondicionamento, preparação, confecção e serviço. É apenas permitido fumar nos locais explicitamente indicados, devendo o trabalhador lavar as mãos no final, ao regressar ao seu posto de trabalho:

- Tossir, espirrar e cuspir – se esporadicamente o trabalhador tossir ou espirrar, deve proteger a boca  e  nariz com um toalhete e lavar as mãos de seguida. É expressamente proibido cuspir em qualquer local das instalações, com excepção dos sanitários e para as sanitas;

- Beber, comer ou mascar pastilhas elásticas – é proibido beber, comer ou mascar pastilhas elásticas nas instalações, com excepção dos locais destinados às refeições:

- Não tocar na boca, nariz, cabelo e rosto durante a manipulação dos alimentos;

- Não utilizar verniz e pó de arroz ou outros pós que possam cair para os alimentos, contaminando-os.

- Zelar pelo bom funcionamento dos equipamentos e bom estado de conservação das instalações

- Manter o seu fardamento em bom estado e trocá-lo sempre que se apresente sujo

- Avisar os seus superiores hierárquicos sempre que esteja doente



Sem comentários: