terça-feira, 26 de novembro de 2013

O que comer e não comer depois de uma corrida

O apetite depois de uma corrida varia de corredor para corredor. Mas é importante que, após essas actividades, o atleta faça uma refeição equilibrada, capaz de repor os nutrientes perdidos durante a corrida.

Aquilo que mais importa repor após o esforço físico é a água perdida e, secundariamente, as reservas de hidratos de carbono (glicogénio) nos músculos e no fígado, que foram consumidas. Sem estas reservas preenchidas, é difícil voltar a treinar outra vez com intensidade.

Se houver grande sudação também é importante repor electrólitos (sódio, potássio, cálcio) que se perderam. Um electrólito que se acumula após o esforço é o ião hidrogénio, o que cria uma maior acidez no nosso meio interno, denominada acidose metabólica. Uma boa escolha são águas minerais  bicarbonatadas, porque são líquidos alcalinos e vão repor os electrólitos e acelerar a recuperação da acidose.

Quanto às proteínas, devem ser em pouca quantidade, excepto se o treino foi para ganhar massa muscular.

Deve evitar-se o álcool porque é agressivo para o tecido muscular, pelo que dificulta a recuperação dos músculos fatigados. E ainda faz perder água pela urina, dificultando a re-hidratação.

Uma refeição adequada consegue repor todos os itens acima indicados, desde que se escolham alimentos apropriados. Estes devem ser:

- ricos em amidos para repor as reservas de glicogénio (massas, cereais ou tubérculos);
-  ricos em minerais (legumes, hortaliças e frutas); e
- um reforço proteico se o treino foi para ganhar massa muscular
- evitar o álcool


Fonte: ionline

Sem comentários: