segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Estudo alerta para a presença de Salmonella nos frigorificos

A Contaminação por Salmonella é a doença mais comum no setor de alimentos.

Um estudo recente realizado pela Universidade de Guadalajara (UdeG) e do Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia de Jalisco (Coecytjal) alerta para a presença de Salmonella nos frigorificos.O estudo refere ainda que, embora em menor escala, pdoerá também encontrar-se listeria e E. Coli.

O estudo refere que o problema da contaminação microbiana é potenciado pela contaminação cruzada (transferencia de microrganismos de uma fonte suja para uma fonte limpa) durante o acondicionamento e conservação de alimentos na rede de frio pelo que alimentos de diferentes familias devem ser separados assim como separados alimentos crus de cozinhados.

Assim, a Dra. Torres Vellum recomenda que se deve evitar conservar comida aberta no frigorífico devendo a mesma ser conservada em sacos de plástico transparentes ou em recipientes plásticos com tampa próprios para contacto com os alimentos devendo as frutas e legumes ser mantidas nas prateleiras inferior ou em gavetas de conservação, caso existam. Os recipientes reutilizáveis devem ser bem lavados e desinfectados e, até serem usados, devem ser guardados em local protegido da exposição ao ar.

Outra preocupação é recomendação para a higienização semanal do equipamento de conservação a fim de manter e assegurar a higiene.

Sem comentários: