A Limiano é a marca de queijo número 1 no retalho alimentar, segundo dados
da consultora Nielsen referentes ao último ano (ano móvel terminado em
Novembro de 2013). No ranking dos fabricantes líderes em valor seguem-se, respectivamente, Terra Nostra, Castelões, Agros e a Vaca que Ri.
As marcas de fabricante dominam a venda
de queijos em super, hipermercados e canal tradicional em Portugal, com
uma quota de mercado de 67%. No entanto, perderam 2% de quota no período
analisado pela consultora, enquanto as marcas da distribuição
aumentaram (+4%) a quota para uma participação global de 33%.
A categoria manteve praticamente
inalterado o volume de negócios (435,9 milhões de euros), mas perdeu 1%
das vendas em volume para 57,8 milhões de quilos.
Por segmentos, a análise da consultora
revela que a categoria de queijo flamengo representa 37% das vendas de
queijo no retalho alimentar. Logo de seguida, os portugueses preferem o
queijo de prato, o queijo fresco e o requeijão.
A grande maioria dos lares compra queijo
no retalho (96% dos lares no último ano). Em média, os portugueses
deslocaram-se às lojas 22 vezes e despenderam 2,91 euros por cada
visita. São os supermercados o formato de eleição dos consumidores para
adquirir queijo – concentram 64% das vendas.
Fonte: Hipersuper / Anilact
Sem comentários:
Enviar um comentário