Os portugueses continuam a preferir o bacalhau a outros peixes, em parte
devido às promoções das grandes superfícies mas também porque é um
alimento que "rende a 95%", de acordo com o Jornal de Notícias.
As famílias portuguesas continuam a procurar o bacalhau e compram-no
mais agora que as grandes superfícies oferecem promoções mais
atractivas, depois de anos de quebra no consumo devido à subida dos
preços, noticia o Jornal de Notícias.
A empresa Kantar Worldpanel, que faz estudos de consumo, explicou à
mesma publicação: “A categoria bacalhau teve uma quebra de 5,4% em valor
no primeiro semestre de 2013, devido à descida do preço médio por quilo
em cerca de 10% e também devido à ligeira perda de compradores (-1,1%).
Mas, em compensação, conseguiu crescer em volume 5%”.
Com a descida dos preços, a quantidade disponível via quotas de
pescas portuguesas aumentou 85%, desde 2009. Ricardo Alves,
administrados da Riberalves, acredita que o consumo actual per capita é
de 7 kg, ainda a ser confirmado pela próxima Balança Alimentar, no ano
que vem.
No entanto, Ricardo Alves admite que “houve um desvio do consumo para produtos com menor preço e menor valor acrescentado”.
O presidente da Associação dos Industriais de Bacalhau, Paulo Mónica,
aponta uma explicação para esta contínua procura dos portugueses: “O
bacalhau é um produto alimentar que, nestes tempos de maior aperto dos
orçamentos familiares, se tem revelado como uma opção das famílias,
também fruto do seu elevado rendimento, superior a 95%”.
Fonte: Noticias ao Minuto
Sem comentários:
Enviar um comentário