No âmbito de iniciativa europeia, decorreu em 25 e 26 de novembro de 2013, em Lisboa, a primeira ação de formação “First pilot training and seminar” do Projeto Baccus, tendo
sido a ASAE a anfitriã do evento.
sido a ASAE a anfitriã do evento.
Trata-se de uma iniciativa co-financiada pela Comissão Europeia, “Direção-Geral dos Assuntos Internos" (EC-DGHA), no âmbito do Programa “Prevenção e Combate ao Crime e práticas fraudulentas na área alimentar”, no setor “Operational law enforcement cooperation including Joint InvestigationTeams - JITs”, conta desde o seu início, em 23/09/2011, com a participação de Portugal representada pela ASAE, da Holanda pela NVWA, da Irlanda pela FSAI e da Itália através dos Carabinieri-NAS , que lideram e coordenam o projeto.
O projeto Baccus terá a duração de 36 meses e pretende desenvolver atividades de formação comuns no âmbito da investigação/inspeção no quadro quer da segurança alimentar quer do combate à criminalidade na área alimentar.
As ações de formação do projeto Baccus desenvolvem-se, simultaneamente, em abordagens presenciais e com o recurso à plataforma de e-learning.
Na primeira ação que decorreu em Lisboa, participaram inspetores de todas as Unidades Regionais da ASAE que atuam no âmbito do Controlo Oficial dos Géneros Alimentícios, bem como, técnicos superiores de outras unidades orgânicas que têm intervenção nesta matéria, designadamente, das áreas Jurídica e da Análise do Risco.
Foram ainda convidadas para participar neste evento, as entidades competentes dos países do Sul da Europa, designadamente, da Croácia, Espanha, Eslovénia, Grécia e Chipre.
As diferentes experiências abordadas, quanto ao “Crime na área alimentar”, serão posteriormente transpostas para diretrizes comuns, a serem divulgadas junto de associações de consumidores e das associações representativas do sector alimentar, visando a proteção dos consumidores.
Sem comentários:
Enviar um comentário