No Reino Unido, o Alentejo vai começar a ser promovido como destino com
"alma gastronómica de Portugal". A missão está a cargo da Agência
Regional de Promoção Turística do Alentejo (ARPTA), que vai usar a
"gastronomia e os vinhos alentejanos" como "âncora" de venda da região
naquele país.
"A gastronomia e os vinhos são um produto muito forte no Alentejo e
acordámos com os operadores ingleses com os quais trabalhamos que, este
ano, esse vai ser o tema 'âncora' para esse mercado", revela Vítor
Silva, presidente da agência turística, à Lusa.
O responsável conta que, no mercado turístico britânico, o Alentejo vai
receber "ainda mais atenção". Segundo conta, "um dos mercados
estratégicos para o Alentejo é o inlgês e este vai ser tratado com a
mesma intensidade que nos anos anteriores, apesar da promoção estar
focada na gastronomia e nos vinhos".
A campanha está a ser ultimada em parceria com a Entidade Regional de
Turismo (ERT) do Alentejo e assenta no lema "Alentejo - The Gastronomic
Soul of Portugal" ("Alentejo - A Alma Gastronómica de Portugal"). O
objetivo é promover o território alentejano como "um destino onde
existe, ao longo de todo o ano, um festival de gastronomia".
A ideia é, de facto, materializada "num conjunto de eventos
gastronómicos existente no território". Como exemplo, Vítor Silva
indicou as semanas gastronómicas da região, quase todas promovidas pela
Turismo do Alentejo e dedicadas à caça, ao porco, ao borrego, às sopas e
tomatadas, entre outros.
"São eventos perfeitamente calendarizados, que podemos comunicar para o
mercado inglês, identificando até os restaurantes aderentes",
argumenta. Estes últimos, por sua vez, vão ter de "adaptar para inglês
as ementas ou, pelo menos, os pratos da semana gastronómica".
"Outro dos eventos importantes que temos e que podemos apresentar ao
mercado inglês é o Festival das Gastronomias Mediterrânicas, que vai
decorrer no litoral, este ano, com o peixe em foco", acrescentou.
Embora a abordagem centrada na gastronomia seja, desde já, "validada"
pelos operadores britânicos, a região tem também "trunfos" vitivinícolas
a promover, até porque "a qualidade dos nossos vinhos é grande e temos
muitos enoturismos, abertos vários dias da semana".
"Os ingleses têm dos melhores críticos de vinho do mundo e
interessam-se muito por esta área, além de não podermos esquecer que
foram eles que inventaram o vinho do Porto e que há muito produzem
vinhos no Douro", vinca.
No caso desta "âncora" da "Gastronomia e Vinhos" vir a ter resultados
positivos na captação de mais turistas ingleses para o Alentejo, a ARPTA
admite vir a implementar estratégias idênticas noutros mercados
externos.
Fonte: Boas Noticias
Sem comentários:
Enviar um comentário