Está
a aumentar a procura de materiais renováveis e de selos ambientais no mercado
de embalagens para bebidas. Em entrevista ao Hipersuper, Ingrid Falcão,
responsável da área do Ambiente Tetra Pak em Portugal, revela como a
multinacional vai dar resposta a estas novas tendências no mercado nacional.
Hipersuper: Face às novas tendências ambientais no mercado de embalagens para bebidas – aumento da procura de materiais renováveis e de selos ambientais, quais vão ser as grandes apostas da multinacional em Portugal?
Hipersuper: Face às novas tendências ambientais no mercado de embalagens para bebidas – aumento da procura de materiais renováveis e de selos ambientais, quais vão ser as grandes apostas da multinacional em Portugal?
Ingrid Falcão: Liderar a excelência ambiental é uma prioridade estratégica. A Tetra Pak é um dos maiores compradores mundiais de madeira para produção de cartão e, nessa medida, a protecção das florestas constitui um aspecto vital para a nossa actividade. Por essa razão, queremos garantir que a matéria-prima utilizada é proveniente de uma fonte gerida de forma responsável e sustentável. Por isso, associámo-nos ao Forest Stewardship Council FSC, organismo internacional e independente que certifica as florestas e a matéria-prima que delas resulta do ponto de vista da responsabilidade ambiental, económica e social.
H: Quais os objectivos a longo prazo?
IG: Até 2020, o nosso objectivo é que todo o cartão utilizado nas embalagens da Tetra Pak a nível mundial seja proveniente de florestas certificadas pelo FSC. Em Portugal, estimamos que, em 2013, sejam distribuídas 600 mil embalagens com certificação FSC (quase 40% do total de embalagens colocadas no mercado), chegando aos 100% em 2015.
A Tetra Pak está também a fazer um grande esforço de investimento para promover a reciclagem junto dos consumidores. Portugal não é excepção. Através da nossa campanha “Sim, é no Amarelo” e da exposição interativa “A Reciclagem das Embalagens da Tetra Pak” já chegámos a mais de seis milhões de pessoas.
H: De que forma vão dar resposta às novas tendências na concepção e desenvolvimento de novas embalagens? No que é que estão a trabalhar os vossos investigadores?
IG: A vertente da inovação tem sido responsável pelo crescimento contínuo da Tetra Pak ao longo de 60 anos de existência, graças à criação de embalagens seguras, com design moderno e cada vez mais funcionais. Não obstante a actual conjuntura, continua a haver espaço para inovar e para oferecer produtos que procurem responder, com competitividade, às necessidades dos nossos clientes, que apresentem um perfil ambiental sólido, proporcionem uma utilização segura, façam um consumo eficiente de energia e de recursos naturais e, ainda, possam ser reciclados.
Para dar resposta a estas exigências, dispomos de 11 centros de Investigação & Desenvolvimento, especializados em diferentes sistemas de embalagem e áreas de negócio.
Os nossos investigadores têm em conta a necessidade de proteger o que é bom, tanto dentro como fora da embalagem. Actualmente, estão a trabalhar, a título de exemplo, no desenvolvimento de sistemas de abertura com base em polietileno de produção vegetal, ajudando a estimular a procura de plásticos renováveis ao longo da cadeia de fornecimento.
H: Como vê o futuro do sector das embalagens para bebidas? Quais vão ser as grandes inovações a curto prazo que os consumidores podem esperar da indústria?
IG: Para o sucesso neste sector é cada vez mais determinante a oferta de um portefólio de embalagens mais amplo, maior eficiência operacional e rapidez de chegada ao mercado, permitindo aos nossos clientes acompanhar as mudanças nas necessidades dos consumidores.
Indo ao encontro desta necessidade, a Tetra Pak anunciou recentemente algumas inovações no seu portefólio de embalagens: a abertura One-Step para a embalagem Tetra Evero Aseptic; o kit de reajuste para a máquina de enchimento de embalagens Tetra Brik Aseptic Edge de 200 e 250 ml; e uma nova solução para as embalagens Tetra Prisma Aseptic.
O desempenho ambiental continuará a ser uma parte fundamental da nossa estratégia, já que desempenha um papel central para o crescimento rentável e sustentável da empresa e dos nossos clientes. Mas, por outro lado, estamos empenhados em manter os custos baixos e em elevar a qualidade e a eficiência operacional, de modo a colocar no mercado soluções de valor acrescentado e a um custo mais baixo.
Fonte: HiperSuper
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