Várias pesquisas
recentes em vários países revelaram que as etiquetas de identificação do pescado fresco vendido em restaurantes, mercados, peixarias e lojas de comércio nem sempre são
corretas.
Frequentemente, um peixe com menor valor comercial é rotulado com a desingação de uma espécie mais cara. Na verdade, muitos dos casos de pescado mal identificados e rotulado são efectivamente devidas a variações regionais nos seus nomes. Outras vezes os enganos surgem de manobras de marketing criativo escrevendo um
peixe pouco conhecido para um mercado que tem um conhecimento limitado
de peixes.
Na verdade, em diferentes países e em diferentes zonas de um mesmo país muitas espécies de peixes são comercializadas sob diferentes designações.
Na verdade, em diferentes países e em diferentes zonas de um mesmo país muitas espécies de peixes são comercializadas sob diferentes designações.
A estas questões juntam-se ainda as designações correntes dadas pelos pescadores entre si e que diferem dos nomes comerciais e cientificos utilizados junto ao cliente.
As implicações deste "jogo de nomes" pode ir além da confusão no mercado uma vez que pode expor o consumidor a riscos potenciais de segurança alimentar para além de o poder fazer comprar "gato por lebre".
Artigo Completo em Authentication in Seafood
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