sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Restaurantes de Lisboa e Porto avaliados pelos clientes

Restaurantes de topo de Lisboa e do Porto vão ser avaliados pelos clientes sobre aspetos como a qualidade da comida e o ambiente, num estudo que pretende propor medidas para contribuir para a melhoria do setor, afetado pela crise.

O inquérito aos consumidores arranca já esta quinta-feira, em simultâneo com a 10.ª edição da Lisboa Restaurant Week (a decorrer até dia 20), e prossegue com a edição do Porto desta iniciativa, entre 24 de outubro e 3 de novembro.

"A restauração tem sido muito afetada pela conjuntura que vivemos, desde logo pela questão do IVA. Há restaurantes a fechar todos os dias, há falências e postos de trabalho em causa, o que tem influência a nível económico, social e turístico", disse à Lusa Débora Silva, da Tryp Internacional, empresa especialista em certificação de produtos agroalimentares (Sabor do Ano) e que promove o Restaurant Week no âmbito da responsabilidade social.O objetivo do estudo, que decorrerá durante três meses, é avaliar a opinião dos consumidores sobre aspetos como a qualidade da comida, o atendimento ou o ambiente do espaço.

Para já, os restaurantes avaliados serão os que participam nos eventos Restaurant Week (iniciativa que coloca restaurantes de topo a oferecer menus a preços mais acessíveis), em Lisboa e no Porto, mas a organização pretende depois alargar o estudo à alimentação infantil e a cadeias de fast-food. 

"Pretendemos auscultar o maior número de opiniões e lançar um conjunto de temas para fazer alguma coisa pelo setor", afirmou a responsável. Uma das propostas passa, por exemplo, pela possibilidade de colocar slot-machines nos restaurantes, o que permitiria ao Estado arrecadar os valores recolhidos pelas máquinas de jogo e assim fazer baixar o IVA no setor. Os clientes podem participar na certificação "Choice Consumer -- A Escolha do Consumidor" através do sítio www.restaurantweek.pt, o mesmo que pode ser utilizado para fazer as reservas nos estabelecimentos que participam nos Restaurant Week.  



Fonte: Jornal de Notícias

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