Restaurantes de topo de Lisboa e do
Porto vão ser avaliados pelos clientes sobre aspetos como a qualidade da
comida e o ambiente, num estudo que pretende propor medidas para
contribuir para a melhoria do setor, afetado pela crise.
O inquérito aos consumidores arranca já
esta quinta-feira, em simultâneo com a 10.ª edição da Lisboa Restaurant Week (a decorrer até dia 20), e prossegue com a edição do Porto desta
iniciativa, entre 24 de outubro e 3 de novembro.
"A restauração tem sido
muito afetada pela conjuntura que vivemos, desde logo pela questão do
IVA. Há restaurantes a fechar todos os dias, há falências e postos de
trabalho em causa, o que tem influência a nível económico, social e
turístico", disse à Lusa Débora Silva, da Tryp Internacional, empresa
especialista em certificação de produtos agroalimentares (Sabor do Ano) e
que promove o Restaurant Week no âmbito da responsabilidade social.O
objetivo do estudo, que decorrerá durante três meses, é avaliar a
opinião dos consumidores sobre aspetos como a qualidade da comida, o
atendimento ou o ambiente do espaço.
Para já, os restaurantes avaliados
serão os que participam nos eventos Restaurant Week (iniciativa que
coloca restaurantes de topo a oferecer menus a preços mais acessíveis),
em Lisboa e no Porto, mas a organização pretende depois alargar o estudo
à alimentação infantil e a cadeias de fast-food.
"Pretendemos auscultar
o maior número de opiniões e lançar um conjunto de temas para fazer
alguma coisa pelo setor", afirmou a responsável. Uma das propostas
passa, por exemplo, pela possibilidade de colocar slot-machines nos
restaurantes, o que permitiria ao Estado arrecadar os valores recolhidos
pelas máquinas de jogo e assim fazer baixar o IVA no setor. Os clientes
podem participar na certificação "Choice Consumer -- A Escolha do
Consumidor" através do sítio www.restaurantweek.pt, o mesmo que pode ser
utilizado para fazer as reservas nos estabelecimentos que participam
nos Restaurant Week.
Fonte: Jornal de Notícias
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