quarta-feira, 27 de novembro de 2013

“Comida com histórias” quer fazer crescer água na boca lá fora. E trazer mais turistas

APTECE - Associação Portuguesa de Turismo de Culinária e Economia, quer atrair os turistas através das tradições culinárias e deste modo também promover os produtos regionais. José Borralho, presidente da associação, refere que “num país pequeno como o nosso, em distâncias de 30 a 40 quilómetros temos tradições muito diferentes, o que ainda torna mais pertinente o nosso objetivo”.

Objetivo esse, que passa por impulsionar a economia portuguesa através da promoção da culinária regional como património cultural, local e nacional e elemento estratégico para desenvolvimento da economia local.

Ou seja, “os associados fundadores, que desde sempre trabalham com o turismo, entenderam que Portugal é rico gastronomicamente e culturalmente, e devia ser melhor aproveitado, fazendo uma ligação clara entre as viagens e a comida”, frisou José Borralho.

A APTECE resulta de um investimento superior a meio milhão de euros,e arranca agora com o projeto “Portugal Exclusivo – Comida com histórias” que integra um conjunto de atividades que pretendem levar as iguarias nacionais aos quatro cantos do mundo.

Entre as atividades previstas para o projeto “Portugal Exclusivo – Comida com histórias” destacam-se estudos sobre a valorização da gastronomia portuguesa, ações de proteção dos alimentos em “vias de extinção”, Class Cooking em torno da gastronomia regional portuguesa, aplicações para smartphones com roteiros, atividades e ofertas de produtos artesanais locais, publicação de um livro sobre a comida portuguesa com histórias, sessões de formação para profissionais do turismo, um road show junto de 19 cidades europeias para promoção da regiões portuguesas, gastronomia local e dos produtos que a constituem, entre outras.


Fonte: Dinheiro Vivo

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