quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Celorico da Beira - Concurso premeia as melhores couves de Natal cultivadas

A vila de Celorico da Beira vai acolher, no dia 21 de Dezembro, um concurso de couves de Natal, que tem como objectivo divulgar aquele produto integrante da ementa natalícia e homenagear os antigos horticultores do concelho.

O terceiro concurso de couves de Natal, promovido pela União de Freguesias de São Pedro, Santa Maria e Vila Boa do Mondego, será realizado na praça Sacadura Cabral, no centro de Celorico da Beira.

Segundo a organização, o evento começa pelas 09:00, com a exposição das couves a concurso, terminando pelas 12:00 com um almoço convívio para os participantes, no qual será servido um prato típico local conhecido por "carne d`alguidar".

José Rocha Gonçalves, presidente da Junta da União de Freguesias de São Pedro, Santa Maria e Vila Boa do Mondego, citado num comunicado divulgado pela Câmara Municipal de Celorico da Beira, refere que o evento, realizado pelo terceiro ano, pretende "divulgar os produtos agrícolas do concelho, mais concretamente as couves" e prestar "uma justa homenagem aos antigos horticultores" do concelho.

De acordo com o autarca, a adesão dos agricultores ao concurso natalício tem vindo a aumentar de ano para ano, lembrando que em 2011 inscreveram-se 10 produtores e em 2012 participaram 40, o que "denota o interesse crescente por esta iniciativa por parte dos participantes".

As couves submetidas a concurso serão avaliadas por um júri, composto por três elementos, que premiará a melhor couve de Natal criada no concelho de Celorico da Beira, com base em critérios relacionados com o peso, a aparência e o diâmetro.

A organização refere que este ano serão premiadas as dez melhores couves e atribuídos prémios aos dois horticultores mais jovens que participem, para "incentivar os mais novos na arte da horticultura".
Os interessados em participar podem inscrever-se, até o dia 18 de dezembro, na sede da União de Freguesias de São Pedro, Santa Maria e Vila Boa do Mondego.

O concurso também tem um fim solidário, pois de acordo com a entidade promotora, as couves concorrentes serão oferecidas às famílias mais carenciadas da vila de Celorico da Beira.


Sem comentários: