quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Impressoras 3D apostam forte nos alimentos

Os filmes mais ousados do século passado poderiam já ter levantado o véu do que viriam a ser os dias de hoje, mas dificilmente adivinhariam que a comida poderia ser impressa e depois consumida. As mais recentes tecnologias aliadas às inovadoras impressoras em três dimensões dão a conhecer uma (ainda não muito) variada gama de alimentos, que vão desde chocolate, a cereais ou mesmo cubos de açúcar.

Se as Bimby’s se assumem como as ‘melhores amigas’ das mulheres na cozinha, as impressoras 3D podem ser uma forte concorrente a este robot de cozinha. Além de tornarem reais algumas das criações mais bizarras, são grandes aliadas da medicina a agora também da culinária.

Exemplo disso é a parceria da 3D Systems com a fabricante de doces Hersheys que, com o recurso a estas impressoras 3D, permite ao utilizador ‘dar vida’ a alimentos comestíveis que passam por chocolates, guloseimas e pequenos biscoitos.

A pensar no bem-estar dos seus astronautas, a NASA uniu forças com a Sistemas & Materials Research para a impressão de pizzas comestíveis, feitas através de pó e óleos, que oferecem nutrientes e minimizam o lixo a bordo do veículo espacial.

Num primeiro momento é impressa uma camada de massa num prato aquecido que a coze, de seguida é colocada uma base de tomate resultante da mistura de pós, água e óleo. Por fim, lê-se no Mashable, é impressa uma “camada de proteína”.

Fazer massa em casa não vai ser mais uma tarefa dos cozinheiros mais ousados. A Natural Machine's Foodini (com um custo de mil euros) prepara-se para entrar no mercado este ano e acabar com todas as dificuldades em fazer raviólis em casa. A massa e o recheio são preparados pelo utilizador que os coloca em cápsulas que são depois inseridas na máquina, tal como acontece com as atuais máquinas de café. Esta máquina tem ainda uma aplicação que permite controlar a confeção do alimento através de dispositivos da Apple.

De acordo com o Mashable, esta máquina é ainda capaz de imprimir alimentos como nuggets de grão de bico, batatas fritas, biscoitos, bolachas e brownies.

Imprimir pequenas tortilhas de milho é um dos objetivos da Cornell Creative Machines Lab, empresa que pretende ainda criar uma impressora capaz de produzir hambúrgueres com camadas de mostarda e ketchup.

Se gosta de ter vários cubos de açúcar em frascos, a 3D Systems' Chefjet permite criá-los em casa e com várias cores. Com a Chefjet Pro (que chegará ao mercado no final deste ano) poderá imprimir em casa cubos de açúcar com as mais variadas formas e sabores, desde chocolate, a baunilha, menta, cereja, maçã ou mesmo melancia.


Sem comentários: