Encontraram na tradição da família uma oportunidade de negócio e
arriscaram tudo. Os irmãos Rogério e Luís Lourenço iniciaram a aventura
de produzir o queijo “Dom Villas” no dia 15 de Novembro de 2000 a partir
de uma receita familiar e procurando dar valor acrescentado ao leite
produzido na agro-pecuária dos pais. De lá para cá, o desenvolvimento
foi a “pulso” mas “constante”.
A empresa Lourofood fixou a marca “Dom
Villas” no mercado e depressa alargou a sua atividade a outros produtos.
O crescimento tem sido à média de dois dígitos por ano e em 2013 a
empresa já faturou mais de 8 milhões de euros.
Os pormenores deste projeto empresarial de sucesso foram
desvendados hoje pelos principais protagonistas da história, Luís e
Rogério Lourenço, durante uma visita do Presidente da Câmara de
Famalicão, Paulo Cunha, às instalações da empresa, no âmbito do ciclo “Made in Famalicão”.
A empresa está sediada na freguesia do Louro, junto à exploração agrícola da família. Emprega 33 pessoas e tem uma forte presença no mercado nacional, tanto ao nível da grande distribuição, como na restauração. A exportação é também uma realidade da empresa, absorvendo já parte da produção para países como o Canadá, França, Alemanha e Angola.
O crescimento é desafio constante para os dois irmãos que garantem fidelidade à base artesanal da marca, assumindo a qualidade como um valor maior. Apesar dos 90 artigos que hoje são produzidos pela empresa, o queijo Dom Villas, que está presente nas prateleiras dos supermercados, continua com “produção cem por cento artesanal” e mantém a “pureza, qualidade e suavidade original”.
O pai de Luís e Rogério não se limitou a ver o negócio dos filhos a prosperar, tendo ele próprio arriscado a produção de licores a partir das fruteiras da quinta, como produto complementar aos queijos produzidos, e que são já também uma imagem de marca da empresa.
Para o Presidente da Câmara Municipal, este é um “projeto de referência no concelho, um bom exemplo que pode e deve ser replicado”. O autarca famalicense realçou sobretudo o aproveitamento da tradição e da experiência familiar como um “exemplo claro de empreendedorismo”.
A empresa está sediada na freguesia do Louro, junto à exploração agrícola da família. Emprega 33 pessoas e tem uma forte presença no mercado nacional, tanto ao nível da grande distribuição, como na restauração. A exportação é também uma realidade da empresa, absorvendo já parte da produção para países como o Canadá, França, Alemanha e Angola.
O crescimento é desafio constante para os dois irmãos que garantem fidelidade à base artesanal da marca, assumindo a qualidade como um valor maior. Apesar dos 90 artigos que hoje são produzidos pela empresa, o queijo Dom Villas, que está presente nas prateleiras dos supermercados, continua com “produção cem por cento artesanal” e mantém a “pureza, qualidade e suavidade original”.
O pai de Luís e Rogério não se limitou a ver o negócio dos filhos a prosperar, tendo ele próprio arriscado a produção de licores a partir das fruteiras da quinta, como produto complementar aos queijos produzidos, e que são já também uma imagem de marca da empresa.
Para o Presidente da Câmara Municipal, este é um “projeto de referência no concelho, um bom exemplo que pode e deve ser replicado”. O autarca famalicense realçou sobretudo o aproveitamento da tradição e da experiência familiar como um “exemplo claro de empreendedorismo”.
Fonte: Câmara Municipal de V.N. Famalicão
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