O Menu Engineering ou a Engenharia
Menu é uma análise sistemática do estudo da rentabilidade e popularidade dos pratos/produtos constituintes de um menu e da forma como
esses dois fatores devem influenciar a colocação desses itens no próprio menu ao fazer a divulgação/promoção ao cliente.
O objectivo é simples: aumentar a rentabilidade por cliente.
O conceito de engenharia de menu parte do trabalho realizado em 1970 pelo Boston Consulting Group para ajudar as empresas a segmentar os seus produtos de uma forma que facilite a análise e tomada de decisão. Este conceito foi trazido para a restauração cerca de uma década mais tarde pelo professor "Coach" Donald Smith, da Universidade do Estado de Michigan.
Se uma empresa vende produtos com diferentes níveis de rentabilidade e popularidade, a engenharia de menu pode ajudar a aumentar seus lucros.
O conceito de engenharia de menu parte do trabalho realizado em 1970 pelo Boston Consulting Group para ajudar as empresas a segmentar os seus produtos de uma forma que facilite a análise e tomada de decisão. Este conceito foi trazido para a restauração cerca de uma década mais tarde pelo professor "Coach" Donald Smith, da Universidade do Estado de Michigan.
Se uma empresa vende produtos com diferentes níveis de rentabilidade e popularidade, a engenharia de menu pode ajudar a aumentar seus lucros.
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