quinta-feira, 27 de março de 2014

O código de barras


 
O código de barras compõe-se de uma série de linhas verticais coladas em cima de números.
 
Estes números classificam-se em quatro grupos.
 
Os primeiros informam sobre o país de origem do produtor, ou do distribuidor. Alguns exemplos:
 
Portugal: 560
Espanha: 84  
Bélgica e Luxemburgo: 54
Holanda: 87
Alemanha: de 400 a 440
França: 3
Reino Unido: 50
Irlanda: 539
 
 
O segundo grupo de números é o código da empresa em questão.
 
Os seguintes, determinados pelo próprio produtor, constituem a referência do artigo.
 
Por fim, o último, é um número de controlo destinado a prevenir erros.
 
Mesmo não sendo os códigos de barras obrigatórios, apresentam muitas vantagens para o fabricante, vendedor e distribuidor, facilitando a venda e gestão dos seus stocks e contribuindo para a realização de um sistema que dá a conhecer o caminho que o produto percorre desde o seu fabrico até à sua colocação à venda ao consumidor final.


Fonte: Qualfood

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