Há uns meses passava um spot televisivo comercial de uma marca conhecida de lacticínios em que o protagonista, no papel de um engenheiro da marca, dizia que iria começar com um palavrão: "Rastreabilidade". De seguida, explicou qual o sentido deste termo na marca.
O que é então a Rastreabilidade?
Rastreabilidade é a capacidade de detectar a origem e de seguir o rasto de um género alimentício, de um alimento para animais, de um animal produtor de géneros alimentícios ou de uma substância, destinados a ser incorporados em géneros alimentícios ou em alimentos para animais, ou com probabilidades de o ser, ao longo de todas as fases da sua produção, transformação e distribuição.
E se...um fornecedor ou uma autoridade nos contactar a avisar que um produto não está conforme?
Temos de evidenciar controlo interno sobre tudo o que está dentro de portas:
- Qual o fornecedor
- Qual a data de entrada
- Qual a temperatura de entrada
- Qual o lote
- Qual a identificação do animal
- Qual a origem
- Quem o recebeu, aceitou/recusou, acondicionou ou devolveu
- Etc.
Para que melhor se compreenda este termo e jogando com as palavras, de acordo com a área de trabalho em questão no sector alimentar, a restreabilidade faz-se:
- do mar à mesa
- do prado ao prato
- da horta à porta
Isto significa que a rastreabilidade deverá ser mantida do ínicio até ao fim, da produção/exploração até ao consumidor final.
P.S. Para quem trabalha na área, mais do que um termo ou um conceito traduzido num palavrão, a Rastreabilidade é...uma dor de cabeça :)
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