sábado, 5 de setembro de 2009

O Laboratório e a Acreditação - Parte I

A entidade que leva a efeito o controlo analítico (laboratório) pode ser:

- Interno (da própria empresa)

- Entidade externa independente prestadora do serviço de análises

- Organismo governamental

Deverá ser factor preferencial aquando da escolha desta entidade o facto de ser acreditado pelo IPAC – Instituto Português da Acreditação de modo a aumentar a Credibilidade e Reconhecimento Nacional e/ou Internacional. A lista de entidades acreditadas pode ser consultada no site www.ipac.pt.

A acreditação consiste no reconhecimento da competência técnica de entidades para executar determinadas actividades de avaliação da conformidade como sejam calibrações, ensaios, certificação e inspecção.

Enquadra-se no Subsistema da Qualificação do Sistema Português da Qualidade (SPQ) constituindo-se como o topo e o regulador dos processos e agentes de avaliação da conformidade.

A acreditação diferencia-se da certificação por não só exigir um sistema da qualidade, mas ainda requerer a necessária competência técnica para garantir confiança nos resultados e produtos das actividades acreditadas.

A acreditação é evidenciada através de um Certificado de Acreditação onde é descrito em pormenor o âmbito da acreditação (que pode não abranger todas as actividades que a entidade exerce), bem como os documentos de referência que a entidade utiliza nas actividades de calibração, ensaio, certificação ou inspecção (avaliação da conformidade).

As entidades acreditadas podem ser reconhecidas pelo uso da Marca de Acreditação nos documentos relativos à(s) actividade(s) acreditada(s).

Dada a relevância da Acreditação na globalização da economia, o IPAC é membro da European Cooperation for Accreditation (EA) e do International Laboratory Accreditation Cooperation (ILAC). Acompanha ainda os trabalhos do International Accreditation Forum (IAF).


(continua)

Sem comentários: