quinta-feira, 24 de outubro de 2013

ASAE informa: Transparência dos Laboratórios da ASAE



Sabia que os laboratórios da ASAE:

• São visitados diariamente, em média, por 10 clientes externos, entre peritos representantes dos operadores económicos e privados?
• Em 2012, tiveram 1728 perícias?
• Em 2013 analisaram até agora 5513 amostras, correspondentes a 50165 determinações?
• Executam análises para clientes internos, no âmbito controlo oficial e para clientes externos, privados e outras autoridades?

Os laboratórios da ASAE, como apoio à actividade de fiscalização e trabalhando no âmbito do controlo oficial, põem diariamente em prática o preceito legal de assegurar aos operadores económicos a sua representação, na execução das análises, por meio de perito ou consultor técnico por ele nomeado, assegurando desta forma o princípio do contraditório nas amostras únicas.

Sendo acreditados desde 1998, os Laboratórios da ASAE, apresentam uma cultura da qualidade fortemente enraizada e sedimentada. A Norma ISO 17025:2005 (requisitos gerais de competência para laboratórios de ensaio) centra o foco no cliente, e tem como filosofia intrínseca a melhoria contínua da satisfação das necessidades dos clientes, devendo o laboratório estar disponível para cooperar com estes no acompanhamento do seu desempenho, quanto ao trabalho executado.

As exigências destas duas realidades, assegurar o direito ao contraditório e o foco nas necessidades do cliente, implicam que a actividade diária dos Laboratórios da ASAE seja aberta ao exterior de forma transparente.

Dentro do espírito da melhoria contínua, previsto na ISO 17025, é preocupação dos laboratórios recolherem o feed-back dos seus clientes, independentemente de serem externos ou internos. Para isso realizam periodicamente inquéritos de satisfação aos clientes e assistem, em tempo real, eventuais alegações feitas pelos representantes dos operadores económicos. Numa lógica de competitividade, a ASAE está a proceder à revisão dos preços das análises para clientes externos, de forma a tornar mais acessível este tipo de serviço.

Dos dados disponíveis dos últimos anos, conclui-se a existência de um importante feedback positivo de todos os stakeholders. Esta realidade contribui de forma efectiva para a divulgação e visibilidade do trabalho realizado pela área técnica e laboratorial da ASAE, revelando simultaneamente a confiança de todos os stakeholders nos resultados técnicos obtidos.

A postura pró-activa e de “portas abertas”, dos Laboratórios, promove, de forma destacada, a imagem de eficiência, competência, rigor e transparência da ASAE.


Sem comentários: