quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Ervas aromáticas contra a Listeria em saladas IV Gama

Um grupo de cientistas irlandeses da Universidade de Limerick avaliaram a eficácia de tomilho, orégão e alecrim (como óleo essencial ou fresco) contra Listeria monocytogenes no em produgos vegetais embalados (alface, cenouras cortadas , repolho picado e chucrute ) onde confirmaram as propriedades antimicrobianas de ervas.

Em termos de eficácia contra a Listeria, os investigadores concluiram que o óleo essencial de tomilho foi o mais eficaz contra a Listeria, pela seguinte ordem:

Óleo Essencial Tomilho; Óleo Essencial Orégão; Alecrim fresco; Óleo Essencial Alecrim.


No entanto, o estudo também concluiu que a aplicação directa de qualquer um dos óleos essenciais analisados no estudo danificava a aparência do produto IV Gama pelo que não se torna possível a utilização directa de óleos essenciais num estado de processamento mínimo por causa dos efeitos fitotóxicos no produto.


O alecrim fresco picado mostrou alta eficácia contra a Listeria, no entanto só foi eficaz quando processado com o produto IV Gama antes da análise microbiológica da gama IV.
Mais informação em Some conventional and latent anti-listerial effects of essential oils, herbs, carrot and cabbage in fresh-cut vegetable systems