A Água Castello, que produz anualmente 25 milhões de garrafas de água
com gás a partir de Moura, Alentejo, quer crescer 5% este ano nos
mercados interno e externo e aumentar de 25 para 30/35% o peso das
exportações até 2016.
"O objetivo para 2014 é de um crescimento de 5 a 6% do volume de
vendas. Mais do que a faturação, o importante é crescer em termos de
volume e em número de pontos de venda nos países onde já estamos a
trabalhar", afirmou o diretor-geral da empresa, Jorge Henriques, em
entrevista à agência Lusa.
Atualmente com um peso de 25% na produção da marca, a exportação tem,
na sua opinião, "um grande espaço para crescer", nomeadamente na Ásia e
na América Latina, em países como o Brasil, a Colômbia e a Argentina.
"Na Ásia trabalhamos há muitos anos com Macau e Hong Kong e, a partir
daí, queremos procurar atingir algumas pequenas regiões da China para
corresponder aos pedidos e solicitações que temos tido, mas estamos
ainda numa fase de consolidação desta operação", avançou Jorge
Henriques.
A este propósito, o responsável recordou que a Castello "trabalha
exclusivamente vidro", que apresenta custos de transporte acrescidos, e
opera "em mercados altamente competitivos, com todos os grandes
'players' do mercado das águas a nível mundial e numa concorrência
absolutamente desigual", dada a sua reduzida dimensão.
Por outro lado, assume como estratégia para os mercados externos apenas "trabalhar onde tiver um parceiro para a distribuição".
Ainda assim, até 2016 a empresa de Moura propõe-se aumentar para 30 a
35% o peso das exportações no volume total da produção, confiando para
tal "nas gamas de Castello e de Água Castello Finna que está atualmente a
trabalhar nos mercados externos, assim como as embalagens de 0,75 que a
marca lançou há cerca de quatro anos no mercado interno e que tem vindo
a consolidar nos mercados externos".
De acordo com Jorge Henriques, a América do Norte é o principal
mercado de exportação da marca, seguido pela África e pela Europa.
"Temos uma presença de décadas sobretudo nos Estados Unidos da
América, que representam hoje quase 50% do total das exportações, e no
Canadá", referiu, acrescentando que o "segundo grande mercado" da Água
Castello é, atualmente, Angola.
A marca portuguesa, que este ano comemora 115 anos, tem ainda "uma
presença muito forte" em Cabo Verde, na Guiné-Bissau, em S. Tomé e em
Moçambique, mas, no continente africano, tem sido Angola que "mais tem
crescido nos últimos anos".
"No ano passado Angola registou um crescimento de quase 33% e
representa praticamente 30% das exportações da marca", notou o
diretor-geral, acrescentando que a marca "não descura", contudo, "países
como Cabo Verde, que são um ponto de referência desde há muitas décadas
e que estão em consolidação e crescimento permanentes".
Já na Europa, a Água Castello foi acompanhando os movimentos da
emigração portuguesa, tendo atualmente presença em França, no Luxemburgo
e na Suíça e estando a fazer "algumas tentativas para recolocar a marca
em países como a Alemanha, que é um grande consumidor de água com gás".
Apesar da aposta assumida nas exportações, a Água Castello continua a
encarar Portugal como o seu "grande mercado", responsável por 75% das
vendas.
"Tal como na exportação, no mercado interno esperamos crescer 5% este
ano, face a 2013, pensando numa recuperação do canal HORECA [hotelaria,
restauração e cafetaria] que já vem a sentir-se desde o 2.º semestre de
2013, depois da grande dificuldade sentida em 2011 e 2012", afirmou
Jorge Henriques.
"Estamos esperançados que, depois de o mercado ter batido no fundo,
comece agora a estabilizar, como apontam os indicadores que temos vindo a
receber do mercado, com a atividade económica a melhorar
consecutivamente, de uma forma ténue, mas já expressiva em algumas
regiões do país", acrescentou o empresário.
Com uma produção anual superior a 25 milhões de garrafas, a Água
Castello emprega diretamente 30 pessoas na sua fábrica em Pisões, Moura,
sendo ainda responsável por 100 empregos indiretos em permanência, já
que toda a logística da marca está externalizada.
Fonte: Noticias ao Minuto
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