Os testes
hedónicos de aceitação e preferência com consumidores são estudos destinados a
informar o grau de aceitação das características sensoriais de um alimento ou
das preferências sensoriais dos consumidores em relação ao mesmo, ao ser
comparado com outros alimentos.
Complementarmente
estes estudos podem informar sobre hábitos de consumo e uso do alimento
(frequência, marcas de consumo habitual, forma de uso, momento de consumo,entre
outras informações).
Realizar
estes estudos permite:
- Dispor de
uma ferramenta objetiva para determinação os pontos fortes e os pontos fracos
do produto.
- Definir a
posição relativa do produto face aos produtos da concorrência, quanto à
preferência e avaliação dos consumidores.
- Conhecer
as preferências do consumidorde forma objetiva para quese possa modificar o
produto e torná-lo mais atrativo
Como se
realizam os estudos com consumidores?
A
metodologia de trabalho utilizada para a realização destes estudos segue as
seguintes fases:
- Selecionar
os produtos a analisar;
- Definir o
objetivo e o tamanho da amostra de consumidores;
-
Apresentação da proposta com condições, plano de trabalho, prazo e custo do
estudo proposto;
- Definição
dos principais atributos organoléticos a avaliar pelos consumidores (aspeto,
odor, sabor, textura, etc.) e, possivelmente, o seu uso (facilidade de uso,
preparação, etc.);
-
Estruturação de um questionário adequado ao tipo de produto, com posterior
aprovação pelo cliente.
- Realização
das entrevistas com os consumidores, com acompanhamentode técnicos de análise
sensorial.
- Avaliação
em sala de provas de acordo com a norma ISO 8589:2007 ou em casa do
consumidor.
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