segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

O que são testes hedónicos de aceitação e preferência


Os testes hedónicos de aceitação e preferência com consumidores são estudos destinados a informar o grau de aceitação das características sensoriais de um alimento ou das preferências sensoriais dos consumidores em relação ao mesmo, ao ser comparado com outros alimentos.



Complementarmente estes estudos podem informar sobre hábitos de consumo e uso do alimento (frequência, marcas de consumo habitual, forma de uso, momento de consumo,entre outras informações).



Realizar estes estudos permite:



- Dispor de uma ferramenta objetiva para determinação os pontos fortes e os pontos fracos do produto.



- Definir a posição relativa do produto face aos produtos da concorrência, quanto à preferência e avaliação dos consumidores.



- Conhecer as preferências do consumidorde forma objetiva para quese possa modificar o produto e torná-lo mais atrativo





Como se realizam os estudos com consumidores?




A metodologia de trabalho utilizada para a realização destes estudos segue as seguintes fases:



- Selecionar os produtos a analisar;



- Definir o objetivo e o tamanho da amostra de consumidores;



- Apresentação da proposta com condições, plano de trabalho, prazo e custo do estudo proposto;



- Definição dos principais atributos organoléticos a avaliar pelos consumidores (aspeto, odor, sabor, textura, etc.) e, possivelmente, o seu uso (facilidade de uso, preparação, etc.);



- Estruturação de um questionário adequado ao tipo de produto, com posterior aprovação pelo cliente.



- Realização das entrevistas com os consumidores, com acompanhamentode técnicos de análise sensorial.



- Avaliação em sala de provas de acordo com a norma ISO 8589:2007 ou em casa do consumidor. 

 Fonte: Silliker

Sem comentários: