sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Responsabilidades na Implementação e Gestão de um Sistema HACCP



O trabalho em HACCP implica a consciencialização, o envolvimento a formação e o treino de todos os recursos humanos de uma organização, sem excepção.

Com efeito, o sistema HACCP implica o envolvimento de todos os recursos humanos ligados ao processo:

            Direcção da empresa
            Funcionários com responsabilidade de controlo
            Funcionários sem responsabilidade de controlo
            Responsáveis pela implementação do sistema (Equipa HACCP)

À Direcção, compete:

          Assegurar a formação de todos os envolvidos na implementação do sistema
          Motivar todo o pessoal da empresa
          Tomar medidas sempre que se verifiquem falhas repetidas
          Fornecer os meios (técnicos e humanos) necessários para assegurar o funcionamento correcto do sistema HACCP

Aos funcionários com responsabilidade de controlo compete:

          Estarem envolvidos no sistema
          Terem autoridade e capacidade de decisão
          Terem motivação e sentido de responsabilidade
          Terem conhecimento do funcionamento do equipamento
          Saberem o que, como e quando controlar

Aos funcionários sem responsabilidades de controlo compete:

          Estarem motivados e terem sentido de responsabilidade
          Terem conhecimento do manual de Boas Práticas de Higiene e Fabrico (BPH / BPF) da empresa
          Estarem conscientes da importância das operações de limpeza e desinfecção
          Saberem o que, como e quando se deve fazer

À Equipa HACCP compete:

          Elaborar o plano HACCP
          Elaborar os cursos de formação aos funcionários
          Supervisionar o funcionamento o sistema
          Manter a documentação / registo do sistema
          Elaborar informação periódica para a direcção
          Modificar e rever o plano
          Motivar e formar o pessoal envolvido
          Agendar e conduzir auditorias internas

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