sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Boas Práticas de Higiene das Instalações



Antes de falar em Boas Práticas convém esclarecer a diferença entre Limpeza e Desinfecção.

Por Limpeza entendem-se as operações de remoção da sujidade, restos e detritos sólidos ou líquidos de uma superfície, utensílio ou louça.

Desinfecção é o método de eliminação dos microrganismos, principalmente os patogénicos, que se podem encontrar e contaminar uma superfície, utensílio ou louça. Requer um determinado tempo de actuação

Os funcionários deverão zelar pelos equipamentos e instalações da empresa, procurando que se encontrem sempre limpos, arrumados e em bom estado de funcionamento, adoptando comportamentos adequados e preventivos, alertando os seus superiores sempre que algo de errado seja verificado.

Neste ponto incluem-se áreas como os pavimentos, as paredes, os balcões, a cozinha, o armazem ou os vestiários.


No que diz respeito às Boas Práticas e exigências legais em termos de requisitos a cumprir no âmbito da Limpeza e Higienização de Instalações e Equipamentos, o Estabelecimento deverá possuir um Program de Higienização próprio, adequado e que contemple:
 
- Plano de Limpeza e Higienização de cada área
- Listagem de Equipametnos de Protecção Individual a utilizar
- Correcto armazenamento de produtos quimicos em local fechado, identificado, arejado e de utilização exclusiva a este fim
- Documentação legal dos Produtos Químicos
- Fichas Técnicas
- Fichas de Dados de Segurança
- Indicação e Respeito pelas Dosagens recomendadas


O Programa de Higienização deverá ainda ser complementado e articulado com um adequado Plano de Controlo de Pragas e um Plano de Recolha de Resíduos e/ou Subprodutos.

1 comentário:

Unknown disse...

Olá Ricardo,

Desinfecção, neste âmbito, é a redução de microorganismo a um nível considerado aceitável e a eliminação (quase) total dos patogénicos.

Nunca devemos dizer que a eliminação é total porque assim estaríamos a falar de uma esterilização.

Bom trabalho
Ruben